Nossa
Proposta pedagógica
A
Escola Pequenos Brilhantes iniciou suas atividades em 2001, já como uma
escola Construtivista. Uma escola moderna e empreendedora, que acredita e
evolui constantemente dentro de sua prática construtivista de
ensino-aprendizagem.
Construtivismo
a)
Os seres humanos são agentes de sua própria compreensão
b)
Os conhecimentos são produtos construídos em contextos sociais determinados
(Coll,
1996) Alguns princípios heurísticos diferem o Construtivismo do modelo
tradicional de ensino-aprendizagem.:
-
O 1º princípio construtivista é teórico. Consiste em orientar as estratégias de
ensino em função da convicção dos professores de que seus alunos não partem do
zero, e sim que têm conhecimentos prévios, construídos a partir dos quais se
devem criar pontes para as novas aprendizagens;
-
O 2º princípio consiste em propor problemas e tarefas relativamente exigentes e
para as quais os alunos ainda não têm respostas. Eles vão construindo as
respostas durante o processo de aprendizagem, em função das situações-problema
a resolver;
-
O 3º princípio consiste em oferecer ajuda ao aluno sobre como proceder. É
importante levar sempre em consideração o ponto de vista do aprendiz e
facilitar sua expressão através de perguntas que lhe permitam refletir;
-
O 4º princípio orienta a promoção de atividades conjuntas entre os alunos, em
duplas ou em pequenos grupos que facilitem o intercâmbio e a discussão entre os
companheiros, para que aprendam uns com os outros;
-
O 5º princípio apresenta o professor como modelo de interpretação e de produção
de escrita, que transforma o escrito em objeto simbólico e explora toda sua
riqueza cultural.
Além
dos cinco princípios anteriores, podemos nos referir aos seguintes postulados
referentes ao ambiente material:
-
O 1º postulado ou princípio geral do ambiente é também teórico e refere-se ao
contexto da aprendizagem. Consiste em organizar um ambiente alfabetizador rico,
sob o ponto de vista dos materiais escritos, como cenário no qual a
aprendizagem terá lugar;
-
O 2º princípio consiste em elaborar critérios e tomar decisões para a seleção
de materiais. Tais critérios levarão em consideração o respeito à diversidade,
bem como a variedade de funções e a multiplicidade de atividades de
aprendizagem que os materiais podem viabilizar;
-
O 3º princípio refere-se não apenas ao ambiente físico, mas também ao ambiente
social;
-
O 4º princípio refere-se ao fato de que não é apenas o professor quem inicia,
responde e organiza as atividades, mas que é fundamentalmente, o aluno, quem
deve fazê-lo. Portanto, o ambiente deve promover a busca de informação e a
exploração por parte dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário